"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

quinta-feira, 31 de março de 2011

A Terra como nunca vimos

A agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) mostrou nesta quinta-feira (31) um modelo para entender o funcionamento da gravidade na Terra.
Os dados fornecidos pelo satélite, com apenas dois anos em órbita, foram exagerados para criar as imagens, que são as mais precisas sobre o assunto até agora. Eles fornecem, por exemplo, uma visão mais clara de como os oceanos se movem e como eles redistribuem o calor do Sol pelo mundo - uma informação crucial para os estudos climáticos.
Os cientistas agora têm acesso ao modelo mais acurado da "geóide" já produzido para promover nossa compreensão de como a Terra funciona.


O modelo da Terra ilustra como a força que sentimos sob nossos pés não é a mesma em cada ponto do planeta, já que este não é uma esfera perfeita e sua massa não é distribuída igualitariamente.
A gravidade é mais forte nas áreas que aparecem pintadas de amarelo no globo, e diminui até chegar às áreas azuis.
Os pesquisadores de terremotos também estão utilizando dados do Goce; os fortes tremores que atingiram o Japão, no início do mês de março, e o Chile, em 2010, ocorreram porque grandes massas de rocha se moveram de repente sob a terra.



segunda-feira, 21 de março de 2011

DIA DA DIVERSIDADE

No Dia da Diversidade, durante a realização do momento cívico semanal, professores, alunos e funcionários prestigiaram a homenagem aos estudantes cujos projetos foram classificados na Feira das Ciências 2010; os envolvidos receberam medalhas alusivas ao evento citado.

 Referindo-se ao Dia da Diversidade, a professora Silvia Morais discursou:
" DIVERSIDADE
O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideias características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.A ideia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes ângulos de visão ou de abordagem, heterogeneidade e variedade. E, muitas vezes, também, pode ser encontrada na comunhão de contrários, na intersecção de diferenças, ou ainda, na tolerância mútua.
A 21 de Março de 1960, a polícia do regime de apartheid sul-africano abriu fogo sobre uma manifestação pacífica, em Sharpeville, que protestava contra as leis de discriminação racial. Dezenas de manifestantes foram mortos e muitos mais ficaram feridos.
Hoje, comemoramos o aniversário do massacre de Sharpeville, não só para relembrar as pessoas que pereceram, mas também para chamar a atenção para o enorme sofrimento causado pela discriminação em todas a áreas e  em todo o mundo.
Neste Dia Internacional para a Eliminação da Discriminação e conforme o MEC  o Dia da Diversidade, reafirmemos que o êxito desta luta depende da denúncia da intolerância “comum” por parte dos cidadãos comuns .Também é o dia da luta para aceitarmos o diferente,  são eles que se devem recusar a tolerar os atos discriminatórios na vida quotidiana. São eles que devem fazer compreender que a discriminação não pode ser “banalizada”. e são eles que mais têm a ganhar com uma sociedade que respeita os direitos  de todos.
Os esforços para tentar melhorar a situação penosa dos migrantes, das minorias, das populações indígenas, das pessoas de origem africana e de outras vítimas; prestam especial atenção à educação, a fim de abordar os valores da igualdade, tolerância, diversidade e respeito pelos direitos humanos em todos os membros da sociedade. No entanto, para que este processo seja bem sucedido, tanto os governos como a sociedade civil devem apropriar-se dele, e  promover a inclusão  na qual a diversidade seja encarada como um bem e não como uma ameaça.
No Dia Internacional  da Diversidade, honremos todas as vítimas do passado e do presente, intensificando os nossos esforços para construir um futuro liberto desse flagelo e um mundo onde a igualdade seja uma realidade para todos."

Para acessar fotos do momento, clique em: