"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

sábado, 4 de dezembro de 2010

Estatística aplicada: AIDS na Fronteira da Paz

Atualmente, a Estatística está presente nas conversas cotidianas, na mídia, nos meios de comunicação de massas. É possível perceber o quanto esta área da Matemática ganhou espaço e está sendo reconhecida e valorizada pelas pessoas; sendo assim, torna-se necessário que a escola trabalhe com este relevante tema, oportunizando ao aluno atingir competências que lhe permitam interagir com os problemas da sociedade; mediante a coleta, organização, comunicação e interpretação de dados utilizando tabelas, gráficos e representações existentes no dia-a-dia.  Isso, muitas vezes, não acontece na escola, que ainda não dá a devida importância ao assunto, trabalhando-o de forma abstrata, fragmentada  e conteudista,  desvinculado dos problemas diários. O objetivo deste trabalho foi ensinar o conteúdo de Estatística através de um projeto interdisciplinar, a partir do levantamento,  análise e interpretação de dados sobre os casos de Aids na fronteira do Rio Grande do Sul. Para a realização do mesmo, foram utilizados os seguintes recursos didáticos:  vídeo sensibilizador, vídeo como conteúdo de ensino, Software Excel, palestra, história em quadrinhos, acrósticos, paródia e teatro. Essas atividades foram desenvolvidas nas disciplinas de Matemática, Arte, Sociologia, Língua Portuguesa, Religião, Língua Espanhola e Química. Cada um desses componentes curriculares trabalhou  atividades específicas voltadas para o tema do projeto “O ensino de procedimentos estatísticos num contexto interdisciplinar”. Na prática de ensino foi realizada  uma análise crítica do problema em nossa cidade, possiblitando aos alunos fazer inferências, previsões e análises considerando a variabilidade existente. O estudo do tema sobre a AIDS informou, alertou e preveniu a comunidade escolar sobre os índices de contaminação local, as idades de risco, os óbitos registrados, tratamento dos infectados e atitude de prevenção. O projeto interdisciplinar tornou o conteúdo de Estatística atraente e significativo aos alunos do ensino médio, por tratar de um assunto escolar aplicado a um problema social, ou seja, ao tema transversal saúde; permitiu enfoques diferentes pelas disciplinas envolvidas, numa comprovação que o conhecimento se evidencia através da contextualização, na integração das diferentes áreas convergindo para um currículo conectado ao mundo que nos cerca.

Prof.: Josiane Gandim Hettwer
Licenciada em Matemática
                                                                                                                               
Acesse os gráficos e interpretação dos mesmos em:







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