"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

domingo, 28 de novembro de 2010

ESCOLA ABERTA PARA A CIDADANIA

O Programa Escola Aberta Para a Cidadania, iniciou no Estado do Rio Grande do Sul, em 2003 e em 2007 foi instituído como Política Pública do Governo do Estado, para a área da educação através da lei nº 12.865/2007 e regulamentado pelo decreto nº 45.464/2008.
Seus principais objetivos são:
  • Reduzir os índices de violência;
  • Promover o desenvolvimento de uma cultura para a paz;
  • Desenvolver atividades pedagógicas, socioculturais, esportivas e de lazer;
  • Melhorar a qualidade de ensino;
  • Priorizar o protagonismo juvenil;
  • Contribuir para a construção do exercício pleno da cidadania na sociedade gaúcha;
  • Realizar a integração com as famílias dos alunos e a comunidade;
  • Proporcionar aos alunos condições justas de disputa na sociedade, tornando-os cidadãos dignos e felizes, através da participação, da redução da violência e da inclusão social.
Em 2005 a  escola  aderiu  ao Programa e, desde então,  contou  com o trabalho desenvolvido por uma equipe de pessoas voluntárias primeiramente e oficineiras mais tarde, as quais atuando em diversas áreas possibilitaram a existência de oficinas aos finais de semana: crochê, tricô, artesanato em sucata, confecção de bonecas, decoupage, pintura em tecido, teatro, xadrez, violão, orientação, música, artes, esporte nas diversas modalidades,  dança, rádio,  reforço pedagógico de física e química, entre outras.
Sob o lema quanto mais a gente se doa mais o nosso coração aumenta, estas pessoas trabalharam todos os finais de semana,  em situações adversas ou não, dedicando-se ao objetivo por elas proposto.
A Escola Aberta é um espaço organizado onde a comunidade em geral  participa, num ambiente alegre e descontraído;  com oficinas agendadas nos seus  dias e horários determinados e onde  quem circula  comparece com o objetivo definido de participar em alguma atividade. Bem acolhidos, alunos e não alunos visitam a escola sábados e domingos quando usufruem da programação diversificada que para eles é preparada.
Ao longo destes anos, no Programa Escola Aberta Para a Cidadania  houve a realização de diversos eventos: Ronda da Cidadania, Casamento comunitário, Festa Junina, Aniversário da escola, Cantata de Natal, Cultos evangélicos, brechó, campeonatos, viagens, entre outros.
Em 2010, nas oficinas,  foram ministrados cursos de: macramê, bordado em ponto russo, trançado de fitas, pintura em tecido, básico de inglês, Banda Marcial, esporte nas modalidades: basquetebol, futsal, futebol de campo, xadrez.
Mensalmente o índice de comparecimentos oscilou entre 800 e 1300 pessoas, havendo superado estes números em novembro de 2008 quando chegou aos 1980 visitantes.
Oferecer atrativos sadios à crianças, jovens e adultos para que aos finais de semana  não tomem caminhos sem volta,  mas tenham momentos de lazer onde se valoriza o esporte e se constrói a cidadania, este é o nosso compromisso.
A escola abre as suas portas todos os finais de semana do ano letivo, democratizando o espaço público e possibilitando a construção da cidadania ao dar ênfase à participação do jovem na construção de uma cultura de paz.
“É preciso ter medo e coragem em ousar, em construir o novo, em assumir a solidão de ser diferente na busca permanente da alegria, da esperança, da felicidade a que todos temos direito, de uma sociedade mais justa e humana.”
Aos oficineiros nosso reconhecimento, que no ano por vir estejamos juntos na concretização de nosso sonho de educação.

"Somos anjos de uma asa só, precisamos nos abraçar para juntos levantar vôos";  
una-se a nós na continuação do programa em 2011.
































Para visualizar as demais fotos do Encerramento do Programa Escola Aberta Para a Cidadania em 2010, acesse:

Nenhum comentário: