"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

quinta-feira, 31 de março de 2011

A Terra como nunca vimos

A agência espacial européia (ESA, na sigla em inglês) mostrou nesta quinta-feira (31) um modelo para entender o funcionamento da gravidade na Terra.
Os dados fornecidos pelo satélite, com apenas dois anos em órbita, foram exagerados para criar as imagens, que são as mais precisas sobre o assunto até agora. Eles fornecem, por exemplo, uma visão mais clara de como os oceanos se movem e como eles redistribuem o calor do Sol pelo mundo - uma informação crucial para os estudos climáticos.
Os cientistas agora têm acesso ao modelo mais acurado da "geóide" já produzido para promover nossa compreensão de como a Terra funciona.


O modelo da Terra ilustra como a força que sentimos sob nossos pés não é a mesma em cada ponto do planeta, já que este não é uma esfera perfeita e sua massa não é distribuída igualitariamente.
A gravidade é mais forte nas áreas que aparecem pintadas de amarelo no globo, e diminui até chegar às áreas azuis.
Os pesquisadores de terremotos também estão utilizando dados do Goce; os fortes tremores que atingiram o Japão, no início do mês de março, e o Chile, em 2010, ocorreram porque grandes massas de rocha se moveram de repente sob a terra.



Nenhum comentário: