"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

domingo, 24 de outubro de 2010

Comemoração dia do professor e dia do funcionário público.

Ao usufruírem momentos de reflexão sob o tema "Semeadores da esperança", tendo como referência o DVD do renombrado educador Gabriel Chalita; professores e funcionários da escola tiveram a oportunidade de meditar sobre temas como: ensinar, um ato de generosidade e os sonhos contemporâneos do professor. Como diz Gabriel Chalita, "é preciso despertar para a novidade do instante, para a curiosidade e a imaginação. É necessário despertar para a consciência dos problemas que estão aí e que precisam ser solucionados.
E o ato que é o cerne da educação, o educar,  não pode acontecer sem motivação, é imprescindível resgatar a primeira impressão, aquela que nos levou a optar por ser educador.
O professor tem de sonhar, pois quem não sonha, não semeia nem educa.
Os sonhos nos alimentam e com eles o caminho se torna menos penoso permitinado que se aviste ao longe, o paraíso que se procura."
Esse espaço de tempo encerrou com a autenticidade da fala do saudoso Paulo Autran ao dizer:“Ainda que na mesma montagem, com os mesmos textos e os mesmos atores, o espetáculo não deveria se repetir.
A platéia muda, as reações do auditório geram então a energia necessária para que a máquina das emoções se ponha a funcionar.
Os atores podem ser os mesmos, mas seus personagens precisam surpreender a cada encenação. O texto pode ser o mesmo, mas deve provocar novos entendimentos a cada interpretação”
Esta verdade tão profunda é vivenciada por todos aqueles que trabalham com educação no pulsar da vida dentro das escolas.
Enseguida, professores e funcionários confraternizaram, ocasião em que foram homenageados representantes desses segmentos:
Professoras: Fernanda Saldanha Moraes (Matemática das Séries Finais e Ens. Médio)e Geni Stefania dos S. Silva (Séries Iniciais)
Funcionário: José Antonio Azevedo.

"As paisagens são tão diferentes. Cada uma tem sua beleza. É preciso ver de perto e ao mesmo tempo ver também de longe. Ver de perto para se conhecer os detalhes, a unicidade. Nada se repete, tudo é absolutamente novo, mas ver de longe, para ver o todo. E, percebemos que o conjunto das diferenças é que dá o tom de harmonia no universo." Gabriel Chalita








 





Um comentário:

Neusa Carvalho disse...

Parabéns pelo lindo Blog!
Aproveito a oportunidade para parabenizar a todos os funcionários públicos pelo nosso dia.
Neusa
Secretária da Escola Moysés Vianna.