"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

domingo, 24 de outubro de 2010

Tecnologias na educação


Na sociedade do conhecimento, a informação circula com uma velocidade surpreendente, existem múltiplas fontes, visões diferentes de mundo, podemos aprender de muitas formas, em diferentes lugares.
Ensinar e aprender estão sendo desafiados como nunca, e a escola, convidada a desacomodar-se, adequando-se aos novos tempos.
Sabemos que o processo ensino-aprendizagem enriquece em qualidade quando numa visão inovadora conseguimos integrar todas as tecnologias: as telemáticas, as audiovisuais, as textuais, as orais, musicais, lúdicas e corporais.

A Internet, as redes, a multimídia estão revolucionando nossa vida no cotidiano, com elas, surgem novos espaços importantes para o processo de ensino-aprendizagem, que modificam e ampliam o que fazíamos em sala de aula.  As tecnologias estão cada vez mais ao alcance do estudante e do professor. Na educação, porém, sempre colocamos dificuldades para a mudança, sempre achamos justificativas para a inércia ou vamos mudando mais os equipamentos do que os procedimentos. A educação de milhões de pessoas não pode ser mantida na prisão, na asfixia e na monotonia em que se encontra. As tecnologias são só apoio, meios que permitem realizar atividades de aprendizagem diferentes às de antes. 

A motivação dos alunos aumenta quando realizam pesquisas onde possam se expressar em formatos e códigos mais próximos de sua sensibilidade, em diferentes lugares ou na mesma sala de aula. Precisamos repensar todo o processo, reaprender a ensinar, a estar com os alunos, a orientar atividades, a definir o que vale a pena fazer, para juntos: aprender. 


Professores conhecendo o Laboratório de Informática:











 

Um comentário:

MARISA disse...

Que bonitinhas!