"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

IX FEIRA DAS CIÊNCIAS

Entendendo Ciências  no mais amplo sentido da palavra, é na Feira das Ciências onde todos os componentes curriculares se integram,  já que tudo pode ser investigado; onde o conhecimento da humanidade que foi registrado, o conhecimento científico é divulgado. Ela traz grande oportunidade para introduzir novas metodologias educacionais, constituindo-se numa revolução pedagógica que oportuniza a integração de alunos desde os anos iniciais à produção científica.
Estimular os estudantes a realizarem projetos investigativos utilizando materiais de baixo custo e/ou reciclados, leva a uma aprendizagem significativa, amplia horizontes e permite despertar vocações.
Através dos projetos desenvolvidos percebemos hábitos, atitudes, habilidades, capacidade de crítica, capacidade de avaliação, estímulo, envolvimento, criatividade, motivação, politização (fazer com que o aluno aprenda a tomar decisões, a observar o meio em que vive, e a sociedade em que está inserido fazendo com que dela participe como um indivíduo e não um elemento  de um todo anônimo), curiosidade que gera novas descobertas.
 Sabemos que as atividades experimentais: despertam o interesse pela investigação científica; desenvolvem habilidades específicas ; promovem a interação comunidade-escola; despertam o senso crítico; despertam o senso de cooperação.
Ciente de que projetos investigativos desenvolvidos por estudantes podem ser vistos como estratégias pedagógicas que contribuem para o desenvolvimento de competências essenciais; a Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Silvio Ribeiro, em Santana do Livramento, RS (Brazil) realiza anualmente a Feira das Ciências; projeto que está na sua nona edição e faz parte do calendário escolar.
Nesta IX Feira das Ciências, os alunos  foram incentivados à curiosidade, criatividade, autonomia, relações fraternas, respeito mútuo, trabalho em equipe, motivação pela descoberta através da experimentação, culminando em novos saberes arraigados na construção individual e na troca de experiências com os demais.
A estratégia da feira também se mostra adequada, não somente como forma de valorizar os estudantes pelo trabalho realizado, mas principalmente para criar um espaço de troca entre estudantes, professores, outras escolas, comunidade em geral.
"Nós educadores, sabemos de que assimilamos verdadeiramente os conhecimentos quando os colocamos em prática, e isto, ocorre em todas as ciências, o que justifica a riqueza dos temas abordados os quais se inserem nas disciplinas dadas em sala de aula", ressaltaram os professores da escola.
A direção destacou ainda que como a ciência não é uma nova magia e seu método não está reservado a cientistas extravagantes ou superinteligentes, sendo simples em suas funções, clara em sua estrutura, elementar em seu método, maravilhosa em seus resultados, podendo ser desta forma compreendida por qualquer pessoa, os alunos se sentiram plenos em seus trabalhos tornando o evento um sucesso.
Ressalvamos os temas abordados na IX edição da Feira das Ciências: 
Humor – Medo, AIDS, Música e funções trigonométricas, Métodos anticoncepcionais, Reciclagem, Droga, não entre nessa!, Como manter uma boa qualidade de vida, Explosão de cores, Plantas e animais, Lixo, Ciclo da água – Fototropismo, Ímã, objeto misterioso, A escola e as formas geométricas, Cuidando e aprendendo a preservar o meio ambiente, Las frutas y vitaminas, Usinas eólicas geram energia  limpa, Bons ventos sopram em Livramento, Vento – ar em movimento, Reciclagem, A Reforma e seus efeitos na sociedade hoje, Ative seu cérebro de forma sustentável, Geometria  sustentável, Fazendo histórias
Descendo a ladeira, Como surge o arco íris?, Ilusão ótica, Um mergulho no mundo da água
Arroio Carolina, a natureza pede socorro, Propagação da luz, Tintas naturais, Mistura de cores, Buscar, transformar, concientizar. Vamos reciclar?, Remédios & Medicamentos.


"Aquele que conseguir trocar o que sabe hoje por aquilo que não sabe, será o maior sábio do mundo", com este pensamento a Equipe Diretiva parabeniza a todos os envolvidos.









 

 Para visualizar todas as fotos da Feira das Ciências acesse:

Nenhum comentário: