"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Proclamação da República

Em 15 de novembro de 1889 o Brasil deixou de ser Império e passou a ser República.
De modo geral, havia um grande descontentamento com o governo de Dom Pedro II, que foi imperador do Brasil por mais de quatro décadas. A Igreja Católica atacava a força da maçonaria sobre o império;  fazendeiros tinham sido obrigados a libertar seus escravos; e militares tinham retornado vitoriosos da Guerra do Paraguai cheios de ideias republicanas. 
Assim, o Marechal Deodoro da Fonseca, em nome das forças armadas proclamou a República, convidou Dom Pedro II a retirar-se do país e tornou-se o primeiro presidente da República Federativa do Brasil.
No aspecto político-administrativo o país sofreu inúmeras mudanças, as quais foram mais lentas no aspecto social. Mesmo assim, foi um importante passo para a construção da nação e da democracia nacional.
  
Não há heróis nesse fato histórico, houve sim pessoas que fizeram o que já não tinham como adiar, que era fazer com que a família real deixasse de ter direitos hereditários sobre o governo do Brasil, fazendo com que o país, a exemplo da maioria dos vizinhos, passasse a ter presidentes com tempo de mandato determinado.
Logo, foi promulgada a primeira Constituição Republicana do país, que a pesar de ter sofrido inúmeras alterações até os dias de hoje, desenhava os primeiros caminhos legais da jovem República.  



Prof.:Cibele Schervensquy

Nenhum comentário: