"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

quinta-feira, 25 de novembro de 2010

Motivos para incentivar a leitura

 Ler é uma atividade complexa que faz amplas solicitações ao intelecto e às habilidades cognitivas superiores da mente: reconhecer, identificar, agrupar, associar, relacionar, generalizar, abstrair, comparar, deduzir, inferir, hierarquizar. A leitura é um processo muito mais amplo do que imaginamos.
Ler não é unicamente decodificar símbolos gráficos, mas interpretar o mundo em que vivemos, (re)agir e posicionar-se criticamente frente a diferentes situações.
Fazemos parte de uma sociedade grafocêntrica em que a escrita é a parte constitutiva das mais diversas atividades do nosso dia-a-dia: há textos escritos em muros, outdoors, camisetas, papéis, cartões, livros, livrinhos, livrões.
Na escola, o ato de ler supõe o contato e a familiaridade com diferentes gêneros e estruturas textuais de forma que o aluno perceba que ler um texto informativo é diferente de ler uma instrução, ler uma notícia é diferente de ler uma história, e assim por diante.
Além de ser benéfico à saúde mental, pois é uma atividade neurológica onde as células nervosas são fortalecidas em suas conexões; a leitura de diversos gêneros literários constitui uma valiosa atividade a ser incluída em nossos momentos de lazer.
Ler, além de ser uma divertida terapia do conhecimento, é fundamental para o desenvolvimento de qualquer indivíduo de todas as idades e culturas. É lendo que vamos construindo valores e enriquecendo nossa formação cultural.
Elencamos alguns motivos para o incentivo à leitura como prática social:

a) Desenvolve a capacidade de interpretação: Ao elucidar o universo de cada autor e obra, o leitor interage com o texto e deixa sua posição passiva de recpetor da mensagem passando a construtor de novos saberes, há uma interação que implica em diálogo entre autor e leitor. Interpretar é desvendar os mistérios de um texto.
O alicerce de uma boa interpretação é a bagagem de leitura de cada um; diversificada em gêneros e em procedimentos de execução, sendo que o desenvolvimento dessa habilidade é fundamental para um bom desempenho em todas as áreas do conhecimento.
Hoje nas escolas, grande parte dos alunos tem dificuldade de interpretação, ou seja, não conseguem traçar uma relação entre o texto, ele e a própria realidade. Cabe aos professores promover essa relação para que a interpretação seja possível.
b) Aprimora o senso crítico: livros, inclusive os romances, nos ajudam a entender o mundo e a nós mesmos. Eles retratam a época, sociedade em que são escritos; revelam que tem um autor e, como tal, é a manifestação de um ponto de vista a partir de um contexto histórico e concreto. Ler implica uma atitude responsiva; implica responder ao texto por meio de novas ações: retomando-o, debatendo, aprendendo, posicionando-se criticamente.
c) Amplia a cultura geral: além de ser envolvente, a alitura expande os conhecimentos e a capacidade de comunicação.
d) Enriquece o vocabulário: graças à leitura, descobrimos novas palavras e novos usos para as que já conhecemos.
e) Desperta e estimula a criatividade: ler é fundamental para soltar a imaginação. Por meio dos livros, criamos lugares, personagens, histórias...viajamos...
f) Emociona e causa impacto: quem já s sentiu triste (ou feliz) ao fim de um romance sabe o poder quem um bom livro tem ao mexer com nossas emoções.
g) Proporciona outro sentido à vida: quem adquire o hábito de ler já na infância está muito mais preparado para os estudos, para o trabalho; oportuniza outra visão de mundo.
h) Facilita a escrita: ler é um hábito que se reflete no domínio da escrita,  ou seja, quem lê mais escreve melhor.
i) Desenvolve a oralidade: o leitor ao ter seu universo enriquecido pelo cultivo do hábito de ler adquire maior segurança, autonomia para expressar seu posicionamento em bases sólidas e fundamentadas.


Atitudes como gostar de ler e interessar-se pela leitura e pelos livros são construídas, para algumas pessoas, no espaço familiar e em outras esferas de convivência em que a escrita circula. Mas, para outros, é sobretudo na escola que este gosto pode ser incentivado. Para isso, é preciso que a criança perceba a leitura como um ato prazeroso, cotidiano e necessário e que tenha os adultos como modelo.


Vamos incentivar em nossas crianças e jovens o hábito de ler...sempre!

"Os verdadeiros analfabetos são os que aprenderam a ler e não leem"    Mario Quintana


"Quem não lê, não pensa, e quem não pensa será para sempre um servo"       Paulo Francis



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