"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Por dentro das Ciências Biológicas


Recentemente, as turmas do Ensino Médio noturno  e alguns alunos do  3°ano do Ensino Médio  diurno;  visitaram uma universidade do município, com o objetivo de conhecer  o ensino superior na área das Ciências Biológicas e o campo de atuação de seus  profissionais. O curso, que tem duração de quatro anos, é oferecido pela mesma instituição nas cidades de:  Bagé, Alegrete, Caçapava do Sul, Santana do Livramento, São Gabriel e São Borja.
A importância das Ciências Biológicas respalda-se em que  esta é uma das áreas que mais tem crescido nos últimos anos, principalmente com a evolução da engenharia genética e da preocupação com o meio ambiente.
Desta forma, a graduação - Licenciatura Plena, justifica-se:
- pela necessidade de profissionais atuando na área de educação, consciente do seu papel na formação de cidadãos;
- pela necessidade de profissionais que atuem como autônomos, em órgãos públicos ou privados, buscando uma integração entre a tecnologia de ponta e manutenção do meio ambiente da vida. 
O objetivo geral do curso de Ciências Biológicas é formar profissionais qualificados para atuar no ensino e na pesquisa, em diferentes áreas, tendo como base critérios humanísticos, rigor científico e referenciais éticos e legais, comprometidos com a preservação e melhoria das condições de vida do planeta, com ênfase nos aspectos inerentes à realidade brasileira.
Os egressos encontram mercado de trabalho em Fundações, Institutos de Pesquisa, Instituições de Ensino Fundamental e Médio,  Entidades autárquicas, privadas ou públicas.

Durante a visita à Instituição de Ensino Superior foi ministrada uma palestra que enfatizou o papel do Biólogo e a legislação que o rege; os alunos visualizaram fotos dos acadêmicos em suas pesquisas de campo, em palestras da Semana Acadêmica e em trabalhos laboratoriais, também receberam folders sobre Genética, Ciências Morfológicas, Botânica, Zoologia, Ecologia, Microbiologia, Biologia econômica, entre outros.

                                                 












Nenhum comentário: