"Desenvolvimento sustentável significa suprir as necessidades do presente sem afetar a habilidade das gerações futuras de suprirem as próprias necessidades".

sábado, 6 de novembro de 2010

Folclore é vivenciado em aula

O Folclore ou, o conjunto de manifestações culturais de um povo,  é constituído pelos  costumes e tradições, os quais são transmitidos de geração em geração através de lendas, contos, provérbios, canções, danças, artesanato, jogos, religiosidade, brincadeiras infantis, mitos, idiomas e dialetos característicos, adivinhações, festas e outras atividades culturais que nascem e se desenvolvem com o povo.   O folclore do Brasil é um dos mais ricos do mundo, tendo origens no índio, no português e no africano absorveu ainda as influências dos imigrantes italianos e alemães. Toda esta diversidade espalhou-se pelo amplo território, sendo vivenciado nas peculiaridades regionais dos estados.
As lendas são estórias contadas por pessoas e transmitidas oralmente através dos tempos;  sofrem alterações à medida que são recontadas; misturam fatos reais e históricos com acontecimentos que são frutos da imaginação. Elas procuram dar explicação para coisas que não tem explicação científica comprovada como acontecimentos misteriosos ou sobrenaturais.
Os mitos, por sua vez,  são narrativas que possuem um forte componente simbólico;  procuram  explicar a realidade, os acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, como resultado da intervenção de deuses,semi-deuses, heróis e personagens sobrenaturais;  os quais acabam, no transcorrer da história e do tempo, misturando-se aos fatos da realidade,  dando sentido a vida e ao mundo.

Os trava-línguas são desafios de pronúncia, arrumaçôes de palavras sem acompanhamento de melodia, às vezes rimada, obedecendo a um ritmo que a própria metrificação lhe empresta. Estas frases tornam-se difíceis, pois possuem muitas sílabas parecidas (exigem movimentos repetidos da língua) e devem ser faladas rapidamente.
O que faz as crianças repeti-los é o desafio de reproduzi-los sem errar. Entra aqui também a questão do ritmo, pois elas começam a perceber que, quanto mais rápido tentam dizer, maior é a chance de não concluir o trava-línguas.
 Ex.: "O tempo perguntou para o tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo de dizer pro tempo que o tempo do tempo é o tempo que o tempo tem".
"O rato roeu a roupa do rei de Roma."


Com o objetivo de valorizar o folclore brasileiro, incentivar a participação efetiva e criatividade dos alunos; as professoras dos 3ºs anos do Ensino Fundamental trabalharam o tema: Diversidade cultural. Realizaram-se diversas atividades educativas, as quais culminaram com apresentações artísticas dessas turmas para as demais da escola. Foram apresentadas as peças teatrais: Saci e o Pedrinho, de Monteiro Lobato e Boitatá. (3º ano 04); Trava-línguas (3º ano 08); Jogral:: "O Curupira" (3º ano 05)


As apresentações dos alunos abrangeram as seguintes lendas e mitos:

Caipora ou Curupira : é um Mito do Brasil que os índios já conheciam desde a época do descobrimento. Índios e Jesuítas o chamavam de Caiçara, o protetor da caça e das matas.
Segundo a Lenda o Curupira é um Deus muito parecido com a caipora,com funções e domínios idênticos, ou seja as matas.O que difere é que o Curupira sempre se apresenta montado no seu Caititu(Porco selvagem),possui uma lança, arco e flechas , não possui os pés voltados para trás,utiliza para ressuscitar os bichos mortos sem seu consentimento sua lança, seu arco, ordem verbal e através do contato do focinho do Caititu


Boitatá:
Antigo mito brasileiro cujo nome significa "coisa de fogo", em tupi. Já referido por José de Anchieta em 1560, o boitatá é um gênio protetor dos campos: mata quem os destrói, pelo fogo ou pelo medo.
Aparece sob a forma de enorme serpente de fogo, na realidade o fogo-fátuo, ou santelmo, do qual emana fosfato de hidrogênio pela decomposição de substâncias animais.


A Lenda do Saci data do fim do século XVIII. Durante a escravidão, as amas-secas e os caboclos-velhos assustavam as crianças com os relatos das travessuras dele. Seu nome no Brasil é de origem Tupi Guarani. Em muitas regiões do Brasil, o Saci é considerado um ser brincalhão enquanto que em outros lugares ele é visto como um ser maligno.
É uma criança, um negrinho de uma perna só que fuma um cachimbo e usa na cabeça uma carapuça vermelha, que lhe dá poderes mágicos, como o de desaparecer e aparecer onde quiser.

 



 

                                                                         
                                                                      
                                                                

Nenhum comentário: